Fenaostra 2016 será realizada com recursos da iniciativa privada

ostra-gratinada

A 17ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), que ocorrerá de 6 a 12 de outubro, no Centrosul, teve seu lançamento nesta quinta-feira no vão central do Mercado Público de Florianópolis. A partir desta edição, a realização da festa deixará de ser de responsabilidade da Prefeitura, que assumirá o papel de fomentadora da Fenaostra e de conselheira. Entidades darão suporte à organização junto à empresa Organiza Eventos Ltda, que obteve a concessão para dar continuidade ao evento.

— Nós sabemos que hoje a escassez de recursos públicos é grande em todas as áreas e, realmente, colocar recursos do Tesouro Municipal em festas, por melhor e mais importante que seja, é algo difícil. Então, hoje a Fenaostra chega a um novo momento, de autonomia. Mas isso não irá representar a elitização da festa, nem o fim dos seminários técnicos. A festa terá sobrevida, sem recursos financeiros do município, mas com a manutenção de suas raízes — garantiu o prefeito Cesar Souza Junior.

Já a secretária de Turismo, Zena Becker, frisou a importância da articulação das ações para a organização do evento:

— Formamos um conselho e tudo que o empresário vencedor da licitação precisar fazer ele terá que discutir com esse conselho. Nós vivemos em uma cidade que tem um produto que abastece o país inteiro e cuja produção e consumo nós precisamos estimular, além de, acima de tudo,

Estrutura

A festa contará com a mesma estrutura do ano anterior e poucas mudanças com a empresa à frente, devido ao pouco tempo de organização. Haverá 20 espaços gastronômicos que comercializarão pratos à base de ostras, além de outras comidas com frutos do mar; 30 espaços de comercialização do artesanato local; um quiosque para a comercialização de bebidas, onde poderão ser encontrados sete tipos diferentes de chope.

Haverá, ainda, um espaço dedicado às crianças, além de uma programação especial para elas durante o encerramento da festa, que será no dia 12 de outubro. No pavilhão do artesanato, haverá, ainda, um lounge, e na entrada da festa, onde ficam os restaurantes, haverá um palco para receber as atrações artísticas e culturais. A ideia do evento, em 2016, é de que cada noite seja conduzida por uma temática diferente de atrações.

— A empresa Organiza Eventos é de Santa Catarina, da região da Grande Florianópolis, e eu como manezinho fiquei muito contente em ter ganhado esta licitação e de poder conduzir a Fenaostra. Teremos vários shows, como Dazaranha, Expresso Rural, Os Chefes, stand up commedy, além de muita gastronomia e atrativos para as crianças — disse Marcello Acelino, empresário que obteve a concessão para organizar e realizar a festa.

A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano. A cidade possui o título de Capital Nacional da Ostra. A última edição da festa contou com a participação de 35 mil pessoas e um consumo de 20 mil dúzias de ostras, durante os cinco dias de evento.

Concursos

As inscrições para participar do concurso que irá eleger a rainha e as princesas da festa poderão ser feitas pelo site oficial do evento. A escolha da nova corte ocorre no dia 16 de setembro, às 11h30min, no vão do Mercado Público.

Em paralelo à festa ocorrerá à realização do Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, sendo a premiação entregue no dia 8 de outubro de 2016, às 14h, no local da festa. Assim como em 2015, a disputa pelos prêmios ocorrerá nas categorias acadêmico e profissional. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail concursofenaostra2016@gmail.com até o dia 30 de setembro.

E-mail

a nossa cultura e o resgate do nosso artesanato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *